quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Uma Viagem da Gravura ao Graffiti agora na Região Metropolitana de Curitiba.


É com grande satisfação que informamos ao público que o Projeto Uma Viagem da Gravura ao Graffiti, contemplado no Edital 001/2014 da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE), entra em execução pela terceira vez. Graças ao esforço e comprometimento cívico da nossa equipe e à Secretaria Municipal de Educação e Cultura Campo Largo, representado pelo Professor Avanir Mastey, e na postura de Marcus Preis, Presidente da Companhia Campolarguense de Energia, que pela renúncia fiscal, incentiva integralmente a nossa importante missão de levar informação e acesso à arte para a Região Metropolitana de Curitiba.


Muito obrigado, Campo Largo!

Mãos à obra! 

(Foto: Acervo UVGG, 2016)

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Apoio e financiamento para Uma Viagem da Gravura ao Graffiti


Estamos precisando do apoio de uma empresa paranaense para efetivarmos nosso compromisso com a Cultura, com a Arte, com a Grandeza Humana. 

Se você conhece alguma empresa que queira financiar nosso projeto Uma Viagem da Gravura ao Graffiti via renúncia fiscal do ICMS, divulgue-nos, comunique-nos, e sugira-nos. (Nosso email: viagemdagravura@gmail.com)

A comunidade planetária conta com sua boa energia! Avante!!


Por mais Arte em Curitiba e Região Metropolitana

Resultado de imagem para graffiti curitiba paulo leminski
Paulo Leminski em graffiti, na técnica stêncil.


Pichação é crime. E para realização de qualquer obra em graffiti é sempre necessária a autorização do proprietário do muro.

 

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Arte de rua e paisagem urbana


Confira 15 exemplos de como a arte de rua transforma paisagens urbanas.

(Via Pensador Anônimo)




"Conhecimento fala, sabedoria escuta" - Obra em Atenas, Grécia.

domingo, 13 de março de 2016

UVGG em Curitiba - 1ª Versão


Uma Viagem da Gravura ao Graffiti (UVGG)


Projeto de autoria, coordenação e execução do Arte Educador e especialista em Políticas Públicas para a Infância e Juventude (UEPG, 2011) - Felipe Pacheco - profissional que tem apresentado um trabalho autoral nas Artes Visuais junto à diversos Editais Públicos de Incentivo Artístico e Cultural.

Elaborado a partir de experiências do Arte Educador no Programa Atitude  da extinta Secretaria da Criança e da Juventude (2009-2011), e, com base em seu projeto Gravura Colorida (2010-2012), Uma Viagem da Gravura ao Graffiti surgiu como uma proposta que se mostrou inovadora. A qual, orientando-se em Rodas de Leitura de Imagens, objetiva enaltecer a história do Graffiti para prevenir e mitigar a pichação.  


Direcionado aos adolescentes atendidos pela Rede Pública de Ensino e por instituições da Rede de Atendimento Social de bairros que carecem de oportunidades culturais, foi aprovado pelo edital Ciclo de Leitura do Fundo Municipal da Cultura - da Fundação Cultural de Curitiba em 2014, obteve nota 100,00 da comissão julgadora, sendo executado durante o biênio 2014-2015 em Curitiba.


Cartaz de divulgação (Arquivo UVGG, 2014-2015)

As Rodas de Leitura de Imagens ocorreram nas escolas públicas e em diversas entidades comunitárias (sociais, educacionais e culturais) de Curitiba. Por conseguinte, firmou-se como uma atividade informativa e dinâmica, na qual o Arte Educador fazia uma explanação que abordava a história da gravura ao graffiti à conscientização sobre a pichação. Nesse sentido, também se colocou como uma ação preventiva e antecessora dos potenciais riscos reais que os jovens podem se envolver, impedindo, em muitos casos, a ação criminosa caracterizada pela pichação (artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98, que penaliza quem pichar).

 
 Roda de Leitura de Imagens em um Colégio Estadual de uma das Regionais de Curitiba
(Arquivo UVGG, 2014)


Neste biênio em que foi executado, foram mediadas 92 Rodas de Leitura de Imagem, entre o período de Setembro de 2014 até o final do mês de Abril de 2015. Encerrando a primeira etapa do Ciclos de Leituras com uma impressão altamente positiva do trabalho executado. 
Já contava com a doação de livros para os acervos de bibliotecas e também com a manutenção do Perfil e o Blog do projeto nas redes sociais para fins de relação continuada com o público que participou das Rodas de Leitura.

Uma Viagem da Gravura ao Graffiti inovou por colocar os interesses de adolescentes de ambos os sexos como pauta e por facilitar a sua participação espontânea. A intenção de expandir o território de ação se deveu principalmente ao fato do projeto ter sido intesamente bem recepcionado pelo público ao qual se destina. Em muitas oportunidades a expectativa foi superada no ponto de vista técnico da Leitura de Imagens, partindo com muito sucesso para o debate do comprometimento cívico e da cidadania. Resultados que influenciam diretamente na busca pela continuidade, renovação e ampliação das propostas de Uma Viagem da Gravura ao Graffiti!!!