terça-feira, 3 de janeiro de 2017

UVGG - 2ª Versão - Região Metropolitana de Curitiba


Renovação das propostas do projeto UVGG

Durante as Rodas de Leitura de Imagens da primeira versão do projeto, foram levantadas demandas que incentivaram a incrementação de suas ações. Em 2016, uma segunda versão foi elaborada e se classificou em 8º lugar no Edital 001/2014 do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE) - da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná. A aplicação das atividades será realizada em 3 municípios da Região Metropolitana de Curitiba: Campo Largo, Almirante Tamandaré e Pinhais.


Marca Oficial do UVGG - Região Metropolitana de Curitiba -2017

Além de dar continuidade as Rodas de Leitura de Imagens - como forma de levar informações para mitigar o crime de pichação a partir de uma abordagem dinâmica e interativa da história do Graffiti - também dá acesso ao debate com os jovens, estabelecendo um canal para a pluralidade de experiências na diferenciação entre crime, vandalismo e cidadania.

Aliados a essas Rodas, para o âmbito do municípios participantes, foram desenvolvidos produtos específicos como um meio de atender e ampliar as propostas iniciais. O que inclui a Oficina de Leitura de Imagens para Educadores e a Revitalização de Espaços Degradados. Permanecem entre as ações: a doação de Livros com identificação gráfica do projeto para os Acervos de Bibliotecas e Perfil nas redes sociais para interação com participantes, como banco de dados e subsídios para pesquisas relacionadas as temáticas tratadas.

Nos processos de pós produção e execução, a equipe do projeto recebe solicitações e recomendações por parte de profissionais e educadores das mais diferentes esferas de atuação que têm um trabalho voltado aos adolescentes (além da Rede Pública de Ensino, Instituições educacionais diversas, Centros de Assistência Social - CRAS, Grupos de Convivências, programas e outros projetos), reafirmando para equipe de Uma Viagem da Gravura ao Graffiti a sua capacidade inovativa nas ações e o seu potencial de levar o projeto para mais localidades no Paraná.