segunda-feira, 17 de abril de 2017

A Difusão do papel pelo mundo



Dando continuidade à postagem anterior, o papel foi inventado pelos chineses. A sua fabricação ficou em segredo por mais de 5 séculos até que...


751 d.C.
A tecnologia da fabricação de papel deixou de ser monopolizada pelos chineses em     751 d.C, quando eles entraram em conflito com os árabes, instalados em Samarkanda - cidade que recebia caravanas provenientes da China - aprisionaram 2 chineses que conheciam a arte do papel e a trocaram pela sua liberdade. Os árabes, por sua vez, aprimoraram a fabricação do papel e o tornaram largamente produzido em Bagdá, Damasco, Cairo e mais tarde no Marrocos, Espanha e Sicilia.


Documento de fabricação árabe - Biblioteca da Universidade de Leiden/Holanda

No entanto, no início, não tinham fibras frescas, de maneira que para produzir papel extraíram a matéria prima de suas antigas almofadas (panos, tecidos); logo usaram peneiras feitos de bambu e fabricaram folhas delgadas recobertas com pasta de amido. Este papel era de aparência fina e resistia muito bem à escrita.


800-900
Curiosamente, o papel apareceu no Egito – país criador do papiro - em volta do ano de 800 d.C. (700 anos depois de que o papel fora criado pelo chinês T'sai Lun). Sua fabricação nesse país foi iniciada 100 anos depois.


1085
A difusão do conhecimento sobre a produção do papel artesanal acompanhou a expansão muçulmana ao longo da costa norte da África até a Península Ibérica. Assim como assumiram o papel de guardiões e disseminadores do saber clássico ocidental. São responsáveis por recuperar, copiar e disseminar a maioria dos textos gregos - que conhecemos somente por esta enorme contribuição - por vezes checando e corrigindo os dados encontrados, gerando base para os trabalhos originais de pensadores islâmicos.



Livraria da Era de Ouro Islâmica


Página manuscrita do Alcorão - Séc. XII

Manuscrito trilingue (Grego, Latim e Árabe) - Encontrado em Palermo/Itália, 1130-1153


Como consequência, os árabes deixaram uma forte influência cultural e tecnológica na região. Os primeiros moinhos de papel europeus foram construídos na parte árabe da Espanha. O material foi gradativamente adotado na Europa, substituindo o pergaminho.


historia_papel_5.jpg
Pergaminho e o livro


Os espanhóis passaram a conhecer também a técnica de dobrar papéis que ficou conhecida como papiroflexia.  Desde então, o processo básico de fabricação do papel foi sendo sofisticado  - quanto à texturas, cores, maleabilidade, resistência - e se expandiu por toda a Europa e o resto do mundo.


Continuaremos mais uma viagem na próxima postagem - A Evolução do papel!

Fontes utilizadas: 







Nenhum comentário:

Postar um comentário