quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Nono encontro no Centro da Juventude em Almirante Tamandaré

No último dia 22, estivemos novamente no Centro da Juventude de Almirante Tamandaré (CJAT), dando continuidade na produção dos dois painéis, que compõem o resultado dessa primeira etapa de 10 encontros com o mesmo grupo de participantes. Nossa investigação e experiência poética amplia a participação do público no espaço comunitário.
Pensamos em representar as técnicas da Gravura e do Graffiti, representadas pelo stêncil, que toma as prioridades nessa etapa de finalização na pista de skate.      


Painéis Murais na pista de Skate do Centro da Juventude em Almirante Tamandaré.
(Foto: Felipe Pacheco, Acervo UVGG, 2017)

Nesse penúltimo encontro encerramos com um debate avaliativo sobre os resultados alcançados, as espectativas de futuro e os conhecimentos partilhados com grande envolvimento e exposições dos participantes e coordenação do espaço. Entendemos que além de produtivo o espaço merece toda nossa  atenção e dedicação pela aposta em revitalizar seu visual em um local que marca a iniciativo como positiva e de aderência naquela comunidade, o bairro Cachoeira, Almirante Tamandaré, divisa com a capital paranaense.  


Painéis Murais na pista de Skate do Centro da Juventude em Almirante Tamandaré.
(Foto: Felipe Pacheco, Acervo UVGG, 2017)

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Primeiras e Segundas Roda de Leitura de Imagens no CEEBJA Zilda Arns Neumann-EFM em Pinhais

Nos dias 06 e 17 de Outubro estivemos apresentando o projeto Uma Viagem da Gravura ao Graffiti, a Direção do CEEBJA Zilda Arns Neumann-EFM em Pinhais. Junto a direção, mediado pela Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer de Pinhais, realizamos uma programação que contempla duas turmas no turno da noite. As primeiras Rodas de Leitura de Imagens - versão resumida aconteceram nos dias 17, 24 e 25 de outubro. Ocupando as duas ultimas aulas, do turno, dividimos os conteúdos em 06 encontro com cada turma, aliando abordagem teórica e atividade prática (debate coletivo) sobre a história da Gravura ao Graffiti, e a Lei Federal dos Crimes Ambientais 6.905/1998 e 12.408/2011.


  Leitura de Imagens no CEEBJA Zilda Arns em Pinhais.
(Foto: Acervo UVGG, 2017)

Primeira Roda de Leitura de Imagens no Colégio Papa em Almirante Tamandaré

Nos dias 03 e 06 de Outubro  estivemos apresentando o projeto Uma Viagem da Gravura ao Graffiti,  a Direção e ao Corpo Docente do Colégio Estadual Papa João Paulo I em Almirante Tamandaré. Junto a direção , mediado pela Secretaria da Família, Desenvolvimento Social e Cultura de Almirante Tamandaré, realizamos uma programação que contempla todas as turmas de todas as séries nos turnos da manhã e da tarde. As primeiras Rodas de Leitura de Imagens - versão resumida aconteceram nos dias 17 e 18 de outubro. Ocupando as duas ultimas aulas, de cada turno, dividimos o encontro, aliando abordagem teórica e atividade prática (debate coletivo) sobre a história da Gravura ao Graffiti, e a Lei Federal dos Crimes Ambientais 6.905/1998 e 12.204/2011.
 

Introdução das Atividades com o grupo da 6ª séries em Almirante Tamandaré
(Foto: Acervo UVGG, 2017)

O espaço das salas de aula foi destinado ao desenvolvimento das Rodas de Leitura de imagens integrando adolescentes e professores. O oferecimento da programação que contenha temas e assuntos de interesse dos jovens e na formação e qualificação para o Linguagem Visual. 

Aproximadamente 45 adolescentes, membros das turmas da 6ª séries participaram com muito interesse e apreensão, nos encontros da manhã e da tarde. As turmas, mesmo com as diferenças de idade, apresentou entrosamento, trazendo perguntas pertinentes e contribuições significativas a partir de suas percepções a respeito das temáticas. 
 
 

Introdução das Atividades com o grupo da 6ª séries em Almirante Tamandaré
(Foto: Acervo UVGG, 2017)


Terceiro Encontro da Oficina de Leitura de Imagens para Educadores de Pinhais

  Uma Viagem da Gravura ao Graffiti realizou em Pinhais no último dia 27 de Outubro a Oficina de Leitura de Imagens para Educadores da Rede Municipal de Ensino.

Divididos em dois grupos (manhã e tarde), 07 profissionais da Educação (entre pedagogos e Professoras de Arte)  fizeram parte desse terceiro encontro na Sala Oficina 1 do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann. Junto ao Artista Educador Felipe Pacheco, essas educadoras corroboraram no debate sobre questões que perpassam os contextos - histórico, social, educacional, artístico e cultural, mediadas pelas potencialidades e peculiaridades da Leitura de Imagens. Partilhar informações e depoimentos, expressam o esclarecimento sobre o conhecimento da Lei Federal dos Crimes Ambientais e sua relação à diferenciação entre Graffiti e Pichação.
Agradecimentos à equipe do Departamento de Cultura de Pinhais por toda a assistência e estrutura na realização desta etapa do projeto! 
 


Grupos da Manhã e Tarde com Felipe Pacheco
(Foto: Felipe Pacheco - Acervo UVGG, 2017)

Oitavo encontro no Centro da Juventude de Almirante Tamandaré

Ontem no Centro da Juventude de Almirante Tamandaré (CJAT), lançamos mão e criamos dois painéis, que compõem o resultado dessa primeira etapa de 10 encontros com o mesmo grupo de participantes. Nesta investigação e experiência poética pretendo ampliar minimamente a participação do público no espaço comunitário com potencial expositivo, através da sensação tátil, expandida e materializada na Pintura. 


Vista do interior da Edificação no Centro da Juventude em Almirante Tamandaré.
(Foto: Felipe Pacheco, Acervo UVGG, 2017)

O Centro da Juventude (CJAT) oferece oficinas de Teatro e Violão. Além das atividades esportivas; Volei, Futsal, Tenis de Mesa, Jiu-jitsu, Skate e curso de capacitação profissional, e neste segundo mês de trabalho, pude observar que o  CJAT, vem ficando cada dia mais movimentado. Quanto as nossas proposições educacionais artísticas; somaram-se no processo, as referências dos artistas brasileiros e internacionais apresentados nas Rodas de Leitura de Imagens (nos encontros anteriores), que expandem a cor ao espaço público e comunitário, em um dialogo aberto com os participantes, com a cor em movimento no espaço.


Painéis Murais na pista de Skate do Centro da Juventude em Almirante Tamandaré.
(Foto: Felipe Pacheco, Acervo UVGG, 2017)

Uma Viagem da Gravura ao Graffiti já tem planos para o futuro em Almirante Tamandaré! A continuidade do trabalho também é a ampliação de espaços públicos alcançados pela pintura mural com a as técnicas do Graffiti e do Stêncil, mediados pela história da arte e interesses jovens. Nas próximas semanas de novembro terão ainda mais dois encontros com o grupo de jovens artistas e participantes dessa versão expandida do projeto Uma Viagem da Gravura ao Graffiti - Região Metropolitana de Curitiba. Uma versão de Oficina de Leitura de Imagens amplificada pela parte prática em formato experimental e tátil. Composta de 10 encontros com um grupo único de participantes, que desenvolvem seus projetos visuais e conhecer um pouco da história do Graffiti e das Artes Visuais, e Linguagem Visual. 


 

Interação dos participantes com o espaço público e comunitário, durante o processo de confecção dos  Painéis Murais na pista de Skate do CJAT.
(Foto: Felipe Pacheco, Acervo UVGG, 2017)
 
Os próximos dois encontros no CJAT serão voltados para a fase de finalização dos painéis murais na Pista de Skate, e um debate final sobre os resultados alcançados e os conhecimentos partilhados.  


 

Interação dos participantes com o espaço público e comunitário, durante o processo de confecção dos  Painéis Murais na pista de Skate do CJAT.
(Foto: Felipe Pacheco, Acervo UVGG, 2017)



quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Sétimo encontro no Centro da Juventude de Almirante Tamandaré

Sétimo encontro, o clima cooperou e nós iniciamos mais uma etapa na confecção dos painéis murais no Centro da Juventude em Almirante Tamandaré. A pista de skate já era um ponto de encontro dos adolescentes frequentadores, mas nessa quarta-feira podemos conferir o potencial das cores no cotidiano da comunidade do bairro Cachoeira e São Venâncio. Dia 08 de novembro têm mais!!!






Painéis Murais em confecção no Centro da Juventude em Almirante Tamandaré.
(Foto: Felipe Pacheco, Acervo UVGG, 2017)

Sexto encontro no Centro da Juventude em Almirante Tamandaré

No dia 25 de Outubro tivemos a experiência de imprimir os moldes de Stêncil no muro da pista de skate do Centro da Juventude de Almirante Tamandaré. Nosso primeiro painel mural, apresentou alguns erros e dificuldades clássicas muito próprias dessa técnica. Nada que não fosse resolvido com novos moldes e tentativas. Dia 01 de novembro começamos outro painel e continuaremos  nosso primeiro. Avante!!  






Impressão dos moldes Stêncil realizados pelos adolescentes participantes da Oficina.
(Foto: Acervo UVGG, 2017)

Quinto Encontro no Centro da Juventude em Almirante Tamandaré

Dia de sol, Almirante Tamandaré acordou diferente... vamos colorir o Centro da Juventude todos juntos! E ficou bonito, o trabalho demonstrou a curiosidade e o esforço dos adolescentes em colocar em prática o aprendizado recente sobre as técnicas do Graffiti e do Stêncil.  





Início da prática de confecção do painel mural coletivo.
(Foto: Felipe Pacheco, Acervo UVGG, 2017)

Partimos do movimento em que todos os participantes puderam fazer da sua experiência um momento compartilhado e realçado pela aceitação do público do Centro da Juventude, dia 25 de Outubro, continuaremos.

Quarto Encontro no Centro da Juventude de Almirante Tamandaré


No quarto encontro, apresentamos a história dos artistas paulistas Os Gêmeos que com suas intervenções públicas cativam e formam público para uma nova forma de ver o Graffiti e as Artes Visuais. A atividade prática apresentou alguns segredos do uso da tinta spray aerosol, cuidados com a saúde, respeito a natureza e companheirismo na atividade. Compondo uma pequena amostra da transformação que iremos promover em conjunto com os participantes da Oficina Uma Viagem da Gravura ao Graffiti.




Preparação para início das atividades na parte externa do Centro da Juventude.
(Foto: Acervo UVGG, 2017)

O painel mural fará parte da Revitalização do Centro da Juventude... quarta-feira, dia 18 de outubro, iniciamos nossos paineis coletivos!

 

 

Experiência prática com moldes Stêncil e tinta spray aerosol sobre papel.
(Foto: Felipe Pacheco, Acervo UVGG, 2017)

Terceiro encontro no Centro da Juventude em Almirante Tamandaré


Neste encontro, apresentamos a técnica do Stêncil. A atividade prática abordou a versatilidade do Stêncil como técnica agregadora da Gravura e do Graffiti e a confecção de moldes vazados que irão compor o painel mural que fará parte da Revitalização do Centro da Juventude. Além disso, os participantes, muito animados, deram continuidade a exposição de trabalhos visuais trazidos de casa... quarta-feira, dia 11 de outubro, começaremos a mostrar como está ficando nosso painel coletivo!


Debate sobre a Lei Federal dos Crimes Ambientais.
(Foto: Acervo UVGG, 2017)


Esboço do desenho projetado para o Stêncil, por Riquelme.
(Foto: Felipe Pacheco, Acervo UVGG, 2017)