terça-feira, 31 de outubro de 2017

Livros doados: Banksy, Os Gêmeos, e Alexandre Farto

Livros utilizados durante as Rodas de Leituras de Imagens e nas referências bibliográficas da equipe; e que, ao final das atividades, são doados às bibliotecas dos municípios contemplados pelo projeto Uma Viagem da Gravura Graffiti - Região metropolitana de Curitiba!

Livro: Guerra e Spray - BANKSY 
Por PAUL MCKENNA -Tradução de Rogério Durst 
Editora: Intrínseca, 2012. 240p.



Ninguém sabe quem é Banksy, o artista do estêncil e do spray que tem deixado a marca de sua irreverência em paredes de cidades do mundo inteiro, de Londres à Palestina. Sabe-se apenas que teria nascido em Bristol, no sul da Inglaterra, onde iniciou suas atividades. A obra de Banksy, porém, é inconfundível: ratos de guarda-chuva, macacos ameaçando dominar o mundo, inusitados sinais de trânsito e comentários mordazes sobre a sociedade contemporânea, o consumismo, as guerras e o conformismo. Sua arte em grafite ganhou fãs em toda parte, é amplamente reproduzida pela internet e já foi vendida por mais de cinquenta mil libras em leilões. Guerra e spray reúne o melhor de seus trabalhos e expõe alguns de seus pensamentos nas palavras do próprio Banksy. Além das obras criadas para as ruas, o livro inclui também intervenções que o artista fez em locais privados, como museus de Nova York e o zoológico de Barcelona.

Para mais informações sobre o artista Banksy, visite os links:





Livro: Os Gêmeos
Livro-Catálogo do Museu Oscar Niemeyer em Outubro de 2008


Este livro  foi lançado na exposição (Vertigem) realizada em Curitiba, no museu Oscar Niemeyer em Outubro de 2008. E traz diversas obras dos irmãos gêmeos brasileiros Otávio e Gustavo Pandolfo, conhecidos como "Os Gêmeos".
Estes artistas são creditados como líderes da arte do graffiti e da arte urbana no Brasil. Os personagens peculiares de cabeça oblonga tornaram-se sua assinatura visual. Suas pinturas e desenhos narrativos sintetizam suas vidas cotidianas, definidas pela cor e pelo caos do Brasil urbano, bem como pelos festivais de música e arte popular que inspiram retratos fantásticos. 
O formato de tamanho grande permite que o leitor aproveite plenamente as cores e as formas que tornam atraentes as obras de "Os Gemêos" para os aficionados pela arte de rua e até mesmo pelas galerias de Arte Contemporânea. 
Apesar de estarem intimamente ligados à cena do graffiti internacional e aos seus praticantes, "Os Gêmeos" pintam descaradamente para as pessoas comuns. Os seus murais, que dão vida às cidades ao redor do mundo, criticam a desigualdade social e aspiram a criar esperança de transformação. A visão poética de "Os Gêmeos" sobre o mundo é difícil de rotular - eles não são apenas grafiteiros, mas artistas figurativos imprevisíveis e visionários que compartilham seu mundo íntimo com o público através da pintura, de escultura e de instalações.





Livro: Incisão - Alexandre Farto aka Vhils
Por Caixa Cultural Curitiba, 2014.


Alexandre Farto, conhecido no mundo da arte como Vhils, é um artista português que esculpe rostos nas paredes do mundo todo. Ele utiliza as mais variadas ferramentas para estampar retratos de moradores em prédios, casas e fachadas. Entre elas estão o uso de estêncil, a escultura de paredes, explosões pirotécnicas e modelação 3D. Não à toa, seu trabalho é reconhecido em nível global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário