Cartaz de divulgação. (Arquivo UVGG, 2018) |
O Projeto Uma Viagem da Gravura ao Graffiti - Regional Boa Vista, contemplado pelo Edital 009/2018 Regionais da Fundação Cultural de Curitiba, foi realizado entre as datas 05, 19 e 26 de outubro e 09 de novembro do ano de 2018, na Escola Municipal Julia Amaral di Lenna no bairro Barreirinha.
Com os encontros semanais nas sextas-feiras nossa oficina de Graffiti foi dividida em quatro momentos:
1° Dia (05 de outubro) : Iniciamos com uma Roda de Leitura de Imagens com os alunos, apresentando uma narrativa que expõe elementos visuais desde o período pré-histórico com as pinturas rupestres, passando por técnicas de composição e reprodução imagética utilizados na história, desencadeado a discussão sobre a diferença entre a Pichação e o Graffiti.
2° Dia (19 de outubro): Aqui começamos a orientar o amadurecimento de ideias e a prototipagem visando a intervenção urbana que faríamos nos próximos encontros, os adolescentes desenvolveram desenhos e stencils, refletindo seus próprios repertórios e confeccionando o material que iriam utilizar.
3° Dia (26 de outubro): Fomos conhecer a Caixa D'água Pública na Rua Professor Guilherme Bütler, ao lado da Academia ao Ar Livre, onde fizemos nossa Intervenção. Neste momento os alunos tiveram a oportunidade de ter o primeiro contato com o spray, aprendendo e se familiarizando com a técnica. Em toda a experiência os mesmo utilizaram os equipamento necessários de segurança, como máscaras e luvas.
4° Dia (09 de novembro): Desenvolvimento da intervenção urbana na Caixa D'água Pública, com o engajamento dos alunos e da professora acompanhante, além, da presença da funcionária Cris Herrera da Fundação Cultural de Curitiba. Realizamos um trabalho muito bacana, com muita tinta, cor e vários desenhos através da técnica do Graffiti. Durante esta atividade tivemos o acompanhamento da Guarda Municipal, garantindo a segurança dos adolescentes e da equipe do projeto.
Uma Viagem da Gravura ao Graffiti - Regional Boa Vista foi um sucesso, as atividades propostas foram executadas e a contribuição social e urbana foi efetiva.
Mais Fotografias em: https://www.facebook.com/pg/viagemdagravura/photos/?tab=album&album_id=2282981075286181