quinta-feira, 2 de abril de 2020

Entendendo um pouco mais sobre vulnerabilidade social

Vamos falar sobre vulnerabilidades...
“Em breves palavras, vulnerabilidade relaciona-se à exposição a contingências e tensões e às dificuldades de lidar com elas. Nesse sentido, pode ser uma condição dos indivíduos e grupos frente a acontecimentos de diversas naturezas: ambientais, econômicas, fisiológicas, psicológicas, legais e sociais.” (MDS, 2013, p. 26)[i]
Neste sentido, você já ouviu falar em vulnerabilidade social?

É um termo utilizado comumente na área da Assistência Social, mas que podemos trazer para o contexto do nosso projeto, para refletirmos um pouco. O termo vulnerabilidade social está ligado à situação socioeconômica de grupos de pessoas que possuem poucos recursos financeiros e dificuldades de acesso à moradia, educação, cultura e outros fatores importantes para seu desenvolvimento enquanto cidadão.

Mas, o que isso tem a ver com o projeto Uma Viagem da Gravura ao Graffiti?

Atualmente, nosso projeto atende quatro cidades da Região Metropolitana de Curitiba: Pinhais, Araucária, Campo Largo e Almirante Tamandaré, em áreas com alto índice de vulnerabilidade social. E essa escolha não é por acaso, queremos estar nessas áreas, pois acreditamos que através da arte-educação, podemos transformar gradativamente essa realidade, pois os participantes de nossas oficinas serão multiplicadores em suas comunidades da nossa visão de transformar a sociedade através da arte.

Registro de Oficina de Graffiti 
(Fotos: Acervo UVGG, 2015)


Registro de Oficina de Leitura de Imagens
(Fotos: Acervo UVGG, 2015)



[i] BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Departamento de Proteção Social Básica. Concepção de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Brasília: Ministério do Desenvolvimento, 2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário