sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Mapeamento Valioso e Autorização para Grafitagem


Você que acompanha Uma Viagem da Gravura ao Graffiti, agora conhece todas as informações que diferenciam Graffiti de Pichação, e já sabe as consequências e riscos de fazer a sua arte sem autorização. 

Se tem vontade de grafitar, ou já é um artista, tem interesse em se organizar para começar a se desenvolver profissionalmente nesta Arte de Rua, e não sabe por onde começar???
Pega o seu caderno, tome nota e siga os passos!



1 - Comece pelo seu bairro, mapeie os muros, os pontos mais interessantes, mais “vistosos” (que possam destacar a sua arte de longe) que você encontrar. De preferência espaços que precisam de valorização.






         





2 - Organize as imagens que cria em caderno "no capricho".





3 - Se tiver um celular/telefone móvel (de preferência com a câmera fotográfica que funcione bem!), leve-o com você para fotografar a autorização para grafitagem.









4 - Faça uma pesquisa a partir dos pontos e espaços que mapeou (muros de residências, muros de locais comerciais). Se for local particular, procure o proprietário e educadamente pergunte se há interesse no seu trabalho.





Observação: No começo, talvez você tenha que fazer grafitagens sem cobrar, como “amostras grátis”. Com o tempo e o reconhecimento do seu trabalho artístico, muitas pessoas poderão lhe contratar e oferecer pagamento.



Obra do Artista pernambucano Derlon Almeida.


5 - Se o proprietário do local confirmar que tem interesse no seu trabalho (na sua arte): 

- Mostre seu caderno, permita que ele escolha a imagem que mais possa gostar. 

- Peça uma autorização por escrito numa folha. Deve conter informações básicas do proprietário (nome, RG ou CPF do proprietário, endereço, telefone) lhe autorizando a grafitar (portanto, deve ter suas informações básicas também). 

- Agende uma data (combine um dia) para começar a grafitar.

- Aproveite, e tire uma foto da autorização com seu telefone móvel (e já envie para algum familiar ou amigo para se assegurar no caso de perder a folha de autorização).


Modelo Básico de Autorização para grafitagem.

Observação: Não precisa ser obrigatoriamente uma autorização digitalizada, pode ser improvisada, no momento que você for pedi-la, numa página do seu próprio caderno.

6 - Mediante à presença de um Policial ou Guarda Municipal no momento em que você estiver fazendo o graffiti no local onde você foi autorizado, basta dizer que tem autorização, e chamar o proprietário para confirmar. Na ausência do proprietário, mostrar o documento de autorização assinado por ele.

7 - No caso de você ter perdido o documento de autorização, e no momento da presença policial, não tiver o proprietário por perto; e diante da descrença policial, você for levado pra delegacia, entre em contato com a pessoa para quem você enviou a foto da autorização; pois, a foto valerá como prova.

8 - Quando você tiver interesse em grafitar em um local do Patrimônio Público, como muros de praças, de escolas e de outros estabelecimentos que atendem a população do seu bairro/cidade, é um pouco mais complicado. A autorização tem que ser conversada com os responsáveis por estes locais, principalmente na prefeitura, que indicará a secretaria que possa lhe informar os passos para consegui-la.




Obras dos Gêmeos (Brasil) e de Blu (Portugal), 
no Crono Festival em Portugal, 2010. 

Obra do artista Obey Giant (EUA).


E esse é o caminho para que você dê um passo adiante (e dentro da lei), se torne artista! Com a autorização do proprietário do local que você estiver grafitando, você pode fazer sua arte sem problema nenhum. E quem sabe ter um renda com esse trabalho como tantos artistas que são referências na Arte Urbana.

Arte de DOLK na Prisão de Halden na Noruega, 2009.


Pichação é crime. E para realização de qualquer obra em graffiti é sempre necessária a autorização do proprietário do muro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário