segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Projeto Gravura Colorida - 2012


Em quase 20 anos de trabalho com Arte Educação, principalmente na categoria das Artes Visuais, o Projeto Gravura Colorida foi imprescindível na trajetória do Artista Educador Felipe Pacheco junto a diversos editais públicos de incentivos culturais e educacionais. Contemplado pelo Edital 119/10 e 192/10, denominado Circuito Arte e Cultura, do Programa de Apoio e Incentivo a Cultura da Fundação Cultural de Curitiba

O projeto Gravura Colorida teve como objetivo instigar a participação cultural da criança em seu território de ação. A partir de atividades com artes gráficas, experimentadas com as técnicas da Monotipia (técnica simplificada de impressão), Stêncil (vertente do Graffiti) e a Serigrafia a base d'água, configuradas ao universo infantil.


Cartazes de Divulgação do Projeto Gravura Colorida - 2012

Elaborada em formato de Oficina infantil, foi concebida em 12 encontros teórico-práticos com duração de 2 horas por semana, e divididos por turnos: um pela manhã e outro à tarde. O que permitiu o público infantil conciliar com o horário de contraturno escolar. 

Os locais foram selecionados pela Fundação Cultural de Curitiba, e contemplaram uma instituição pública, relacionada à mesma, em cada uma das seguintes Regionais de Curitiba: CIC, Portão, Matriz. Santa Felicidade, Cajuru, Boa Vista, Boqueirão, Bairro Novo e Pinheirinho. Gravura Colorida realizou 48 horas em cada Regional visitada.  E atingiu aproximadamente um público de 350 participantes.




O Artista Educador Felipe Pacheco e crianças inscritas 
na Regional Santa Felicidade, Curitiba. 2012. 

2P.jpg6P.jpg

Crianças na atividade de composição de um mural com a Técnica do Stêncil. 

5P.jpg

Processo de revitalização de ambiente degradado em Santa Felicidade, Curitiba. 2012. 
(Fotos: Acervo Gravura Colorida - 2012)

A continuidade e conjunto das propostas uniram, ao final, cadernos individuais dos participantes contendo suas gravuras e desenhos desenvolvidos no trajeto de três meses de permanência da Oficina Infantil Gravura Colorida, em cada uma das nove regionais da Fundação Cultural de Curitiba. 



Exposição dos produtos artísticos feitos durante os 
encontros da Oficina Gravura Colorida - 2012


Serigrafia em camisetas confeccionadas pelos participantes 
da Oficina Gravura Colorida - 2012

A finalização das etapas apresentou como Mostra Artística a montagem das exposições. Painéis de acrílico e alumínio reuniram as melhores gravuras produzidas, debatidas e selecionadas entre os participantes, para usufruto da comunidade, permanecendo de um a dois meses entre a abertura que coincidia com o último dia da oficina, até sua desmontagem.



Registro durante a exposição dos trabalhos das crianças. 
(Fotos: Acervo Gravura Colorida - 2012)

8P.jpg

Cobertura do muro finalizado em Santa Felicidade, Curitiba, 2012
Clique aqui para ver mais registros do Projeto Gravura Colorida.

O projeto Gravura Colorida teve uma avaliação positiva e buscou materializar um olhar e uma prática cuidadosas voltadas aos direitos fundamentais dos pequenos. E trabalhar, para além da atenção às peculiaridades desse público e dos espaços locais, a importância da participação e atuação social da criança em seu avanço cognitivo, celebrando conquistas históricas da cultura, da cidadania e da democracia. 

Nesse sentido, também ficou em destaque a urgência da articulação de espaços de interlocução entre as diversas áreas da sociedade em que crianças e adolescentes estão inseridos, e de projetos que ofereçam reais oportunidades que permitam a estes públicos a expressão, a reflexão, a ressignificação, o reconhecimentos de que podem se tornar construtores de sua própria história, produtores de cultura, aptos para a busca de superar desafios e de provocar mudanças na realidade circundante. Base de todos os projetos que temos desenvolvido, protótipo para Uma Viagem da Gravura ao Graffiti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário